Yuki-Saúde | Chatbot com IA responde dúvidas médicas e jurídicas sobre COVID-19
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12 de junho de 2020

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FONTE: CANALTECH

Yuki-Saúde | Chatbot com IA responde dúvidas médicas e jurídicas sobre COVID-19

Por Fidel Forato | 12 de Junho de 2020

Já pensou ter na palma da mão uma espécie de glossário a respeito do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que cobre diferentes aspectos da COVID-19, como questões médicas (para profissionais da saúde e pacientes) e até mesmo mudanças jurídicas, promovidas pela pandemia? É a isso que o chatbot Yuki-Saúde, dotado de Inteligência Artificial (IA), se propõe a fazer.

Para acessar a plataforma, criada em parceria com o Instituto Lawgorithm e a Universidade de São Paulo (USP), o usuário deve se logar com uma conta Gmail ou pelo Facebook e, dessa forma, pode começar a interagir com o novo chatbot. Em desenvolvimento, ainda deve ser lançado uma versão do site para aparelhos celulares, que funcionará via comando de voz.

Chatbot responde questões médicas e legais sobre o novo coronavírus no Brasil (Captura de tela: Fidel Forato/ Canaltech)

Como funciona?

A Yuki usa IA para interpretar as perguntas do usuário e buscar a melhor informação para a solicitação, direto na sua base de conhecimento. Para isso, a ferramenta de dúvidas sobre o novo coronavírus trabalha a partir de documentos oficias da COVID-19, como protocolos, manuais e orientações de hospitais e do Ministério da Saúde, em constante atualização.

Yuki-Saúde do coronavírus responde dúvidas a respeito de sintomas da doença (Captura de tela: Fidel Forato/ Canaltech)

Por isso, pode ser uma aliada importante também para os profissionais da saúde, já que agrupa fontes confiáveis e atualizadas. Também pode ser usada para cidadãos comuns se informarem, de forma geral, sobre a doença, a partir de perguntas sobre os principais sintomas da COVID-19 e o melhor momento para buscar ajuda médica – que é quando o paciente apresenta falta de ar -, por exemplo.

Essas documentações oficiais anexadas sobre o coronavírus podem ser acessadas via perguntas ou diretamente, através da aba de Docs na página inicial da interface. Além disso, a ferramenta pode responder sobre questões jurídicas a respeito da pandemia, como atualizações sobre a lei trabalhista. É o caso, por exemplo, para se informar sobre as Medidas Provisórias 927 e 936, que afetam trabalhadores e os respectivos contratos durante essa época. Para tal, o usuário deve acessar o módulo Meus Direitos da ferramenta.

Chatbot atualiza usuários sobre questões jurídicas da pandemia do coronavírus (Captura de tela: Fidel Forato/ Canaltech)

Segundo a plataforma, quando a Yuki não é capaz de responder automaticamente uma dúvida, a equipe de programadores do projeto deve procurar pela resposta e, assim, ensiná-la a respeito da nova questão. Inclusive, há uma aba em que o usuário pode acompanhar a situação de suas perguntas, mesmo as não respondidas e fazer uma avaliação sobre a qualidade das informações repassadas.

Desenvolvimento

O advogado Juliano Maranhão, fundador do Instituto Lawgorithm e professor da USP, explica que a parceria entre as instituições busca desenvolver uma ferramenta que funcione como base de conhecimento sobre a COVID-19. “Um dos problemas no combate à pandemia é a desinformação. A ferramenta propiciará informações de fontes oficiais e de qualidade sobre questões médicas. Houve também muitas mudanças trazidas por leis emergenciais, que afetam vários direitos dos cidadãos, de modo que a ferramenta poderá ser uma fonte segura e de fácil acesso”, explica Maranhão.

A Yuki-Saúde é um projeto desenvolvido pelo Instituto Lawgorithm, que pesquisa a aplicação da Inteligência Artificial no Direito, em parceria com a legaltech Juristec e a Faculdade de Direito da USP. Para acessar o site, clique aqui.

https://canaltech.com.br/saude/yuki-saude-chatbot-com-ia-responde-duvidas-medicas-e-juridicas-sobre-covid-19-166383/

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